1
  • CASA KONRATH


    A CASA É RICA EM DETALHES, COMO LAMBREQUINS, ESQUADRIAS INTERNAS COM VIDRAÇARIA, PISO EM TABUÃO ORIGINAL. O SÓTÃO ESTÁ COMPLETAMENTE RECUPERADO, CONSTITUINDO UM RICO ESPAÇO PARA USO. A FACHADA PRINCIPAL SE DÁ EM FORMA DE FRONTÃO E O ACESSO DA CASA É LATERAL. A CASA SE DESTACA DO ENTORNO PELA ÉPOCA E PELA POSIÇÃO ELEVADA EM QUE SE ENCONTRA NO TERRENO. AS JANELAS INTERNAS SÃO EM DUAS FOLHAS COM ESQUADRIA E VIDRO E A JANELA EXTERNA É EM FORMA DE JANELA TAMPÃO. NO FRONTÃO, A CIMALHA MOSTRA A DIVISÃO ENTRE O TÉRREO E O SÓTÃO. A CASA FOI COMPLETAMENTE RESTAURADA, OCORRENDO ALGUMAS MODIFICAÇÕES COMO ACRÉSCIMO DE ESPAÇO PARA SANITÁRIOS E MODIFICAÇÃO DO PISO EXTERNO. ATUALMENTE, A CASA ABRIGA O DEPARTAMENTO DE CULTURA.


  • CASCATA SÃO MIGUEL


    A CASCATA SÃO MIGUEL É UM DOS PONTOS TURÍSTICOS MAIS BONITOS DE DOIS IRMÃOS. DEVIDO A SUA BELEZA NATURAL, COM UMA QUEDA DE 50 METROS, DESPENCA NO ARROIO FEITORIA EM UM LAGO TRANQUILO RODEADO DE PAREDÕES VERTICAIS DE PEDRA. DIVISA DOS MUNICÍPIOS DE IVOTI E DOIS IRMÃOS.


  • ANTIGA IGREJA MATRIZ


    O ESPAÇO CULTURAL ANTIGA MATRIZ É UM IMPORTANTE LOCAL DE PRESERVAÇÃO E PROMOÇÃO DE CULTURA, ARTE, EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE DE DOIS IRMÃOS, NO RIO GRANDE DO SUL. O PRÉDIO HISTÓRICO DA ANTIGA IGREJA MATRIZ DE SÃO MIGUEL DE DOIS IRMÃOS, EDIFICADO ENTRE 1868 E 1880, FOI TRANSFORMADO EM ESPAÇO CULTURAL APÓS RECEBER OBRAS DE RESTAURAÇÃO, CONSERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO QUE ASSEGURARAM SUA OCUPAÇÃO.

    O PRÉDIO CONSERVA INTERNAMENTE TODAS AS SUAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS, COM ALTARES, PÚLPITO, CORO E NAVE. POR SER UM PRÉDIO HISTÓRICO E PROTEGIDO, SÓ PODE SER UTILIZADO MEDIANTE O CUMPRIMENTO DE NORMAS PRÓPRIAS QUE REGULAMENTAM SEU USO. É COMPOSTO DE UMA ÁREA CENTRAL ONDE SITUAM-SE PALCO E PLATEIA, PODENDO SER ADAPTADO ÀS NECESSIDADES DE UTILIZAÇÃO DAS ATRAÇÕES. DISPÕE TAMBÉM DE UMA GALERIA DE EXPOSIÇÕES.


  • LARGO FELIPPE S. S.


    O LARGO FELIPPE SEGER SOBRINHO É UM ESPAÇO CENTRALIZADO NA ÁREA CENTRAL DE DOIS IRMÃOS, ATRÁS DA ANTIGA MATRIZ. NO DIA A DIA DA CIDADE É UM ESPAÇO DE ESTACIONAMENTO GRATUITO, MAS É BASTANTE UTILIZADO EM EVENTOS, TRANSFORMANDO-SE NO PALCO DE GRANDES FESTIVIDADES, COMO O KERB E O NATAL.


  • MOINHO COLLET


    O PRÉDIO FOI CONSTRUÍDO AO LADO DO ANTIGO MOINHO BLAUTH, APROVEITANDO-SE PARTE DE SUAS INSTALAÇÕES, COMO O CANAL E AS FUNDAÇÕES. O PRIMEIRO MOINHO FOI CONSTRUÍDO POR JACOB BLAUTH QUE POSSUÍA UMA ÁREA DE TERRAS JUNTO AO RIO FEITORIA. O MOINHO VELHO FUNCIONOU ATÉ 1860. O NOVO MOINHO SERVIA DE RESIDÊNCIA PARA A FAMÍLIA DA FILHA DE BLAUTH, QUE AINDA INSTALOU UMA LOJA DE SECOS E MOLHADOS, TORNANDO-SE IMPORTANTE PONTO COMERCIAL DA ÉPOCA. LOGO, A PROPRIEDADE É VENDIDA A FAMÍLIA SPERB QUE MAIS TARDE VENDE AO SR. ENGELMANN. EM 1901, GUILHERME COLLET ADQUIRE O MOINHO. É NESSA ÉPOCA QUE OS NEGÓCIOS DO MOINHO COMEÇAM A PROSPERAR, TENDO SIDO AUMENTADO A SUA ÁREA FÍSICA PARA ATENDER A DEMANDA COMERCIAL. NELE ERAM PRODUZIDOS EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE AMENDOIM, FARINHA, E MAIS TARDE, BENEFICIAMENTO DE ARROZ. O SÓTÃO ERA UTILIZADO PARA A SECAGEM DE GRÃOS.

    O SISTEMA CONSTRUTIVO DO PRÉDIO SE UTILIZA DE PEDRA GRÊS IRREGULAR ARGAMASSADA COM ARGAMASSA DE CAL E AREIA. O EDIFÍCIO POSSUI VÁRIAS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO. A CONSTRUÇÃO ORIGINAL COMPREENDE A ÁREA DO MOINHO, O SALÃO E PARTE DA RESIDÊNCIA. A DISTRIBUIÇÃO SE DAVA EM 4 PAVIMENTOS: PORÃO - EQUIPAMENTOS; TÉRREO - MOINHO; 2° PAVIMENTO -  SALÃO DO ARMAZÉM E RESIDÊNCIA; SOTÃO. A ESPESSURA DA PAREDE VARIA DE 55CM - SOTÃO A 90 CM - TÉRREO E PORÃO. OMBREIRAS, VERGAS E PEITORIS SÃO DE PEDRA. A EDIFICAÇÃO APRESENTA DOIS TIPOS DE JANELAS: AS ORIGINAIS COM VIDRAÇAS DE ABRIR E TAMPÕES E AS DA PARTE MAIS RECENTE COM JANELAS DE GUILHOTINA E JANELA TAMPÃO DE MADEIRA. O ACESSO PRINCIPAL APRESENTA PORTA BASTANTE TRABALHADA COM ALMOFADAS DESENHADAS E BANDEIRA COM ESQUADRIA DE MADEIRA EM ARCO. AS TELHAS ORIGINAIS SÃO TELHAS PLANAS TIPO GERMÂNICA. TODAS AS DOBRADIÇAS SÃO DE FERRO FUNDIDO E AS FECHADURAS ORIGINAIS APRESENTAM O DESENHO EM FORMA DE CORAÇÃO.


    ATUALMENTE, O PRÉDIO ESTÁ COM UMA ESTRUTURA DE ESTAQUEAMENTO PARA GARANTIR QUE ELE NÃO DESABE, DEVIDO A PROBLEMAS NA FUNDAÇÃO.







  • MUSEU HISTÓRICO


    NESTE ESPAÇO OCORREM ATIVIDADES QUE INTEGRAM A COMUNIDADE, ATRAVÉS DE UM TRABALHO DE RESGATE DA IDENTIDADE CULTURAL E DA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA DOS IMIGRANTES ALEMÃES QUE, A PARTIR DE 1825, DERAM ORIGEM À CIDADE.

    A CASA QUE HOJE ABRIGA O MUSEU PERMANECEU COM OS HERDEIROS DA FAMÍLIA KIELING ATÉ 1985, QUANDO FOI ADQUIRIDA E RESTAURADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL PARA SEDIAR O MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL, OFICIALMENTE INSTALADO EM 1989.

    A CASA KIELING, COMO É CONHECIDA DEVIDO À FAMÍLIA QUE A HABITOU POR QUASE 100 ANOS (DE 1893 ATÉ 1985), TERIA SIDO CONSTRUÍDA POR UM SENHOR DE SOBRENOME WEINMANN, DE SÃO LEOPOLDO, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX. A TRADIÇÃO ORAL RELATA QUE, ALÉM DE RESIDÊNCIA, O WEINMANN TERIA INSTALADO NELA UM ARMAZÉM E UMA PADARIA, QUE FUNCIONAVAM EM UM ANEXO DA CASA. POR VOLTA DE 1845 FOI VENDIDA A NIKOLAUS SCHÄFFER, IMIGRANTE DO RHEINLAND (1806 – 1892). A PARTIR DESSE MOMENTO, A CASA FOI UTILIZADA SOMENTE COMO RESIDÊNCIA E, MAIS TARDE, PASSOU PARA O FILHO DE NIKOLAUS, O MÉDICO PRÁTICO GEORG SCHÄFFER (1836-1918).

    EM 1918, CARLOS KIELING (1868-1933), CASADO COM CAROLINA SCHÄFFER (1870-1954), ADQUIRIU A CASA E UMA ÁREA DE 42 HECTARES DO SEU SOGRO, GEORG SCHÄFFER, UTILIZANDO-A COMO RESIDÊNCIA. O PORÃO SERVIA COMO MARCENARIA. O SISTEMA CONSTRUTIVO DA CASA É O ENXAIMEL, TRAZIDO PELOS IMIGRANTES ALEMÃES. ATUALMENTE, A CASA REPRESENTA UM DOS POUCOS EXEMPLARES DESTE ESTILO, AINDA ÍNTEGROS, NO PERÍMETRO URBANO DE DOIS IRMÃOS.



  • NOVA IGREJA MATRIZ


    CONSTA A DATA DE 29 DE SETEMBRO DE 1979, COMO O DIA DA INAUGURAÇÃO DA NOVA IGREJA SÃO MIGUEL “PELO ARCEBISPO DOM VICENET SCHERER, APÓS UMA DÉCADA DE LUTAS E SACRIFÍCIOS PARA A SUA CONSTRUÇÃO.” (VIER, 199). EM DEZEMBRO DE 1980, FOI FEITO O TRANSLADO DO SINOS DA ANTIGA IGREJA MATRIZ PARA A IGREJA NOVA.


  • PALCO MÓVEL


    LOCALIZADO NA AV. SÃO MIGUEL, UMA DAS PRINCIPAIS AVENIDAS DE DOIS IRMÃOS, O PALCO MÓVEL (2001) FOI CONSTRUÍDO PARA A REALIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS. A PROPOSTA ERA INÉDITA NO RIO GRANDE DO SUL E ACABOU VIRANDO UM PONTO TURÍSTICO NA CIDADE. A ESTRUTURA DE FERRO TEM 70M² DE ÁREA CONSTRUÍDA E SOBREPÕEM A AVENIDA. ATRAVÉS DE UM SISTEMA DE ELEVAÇÃO MOTOREDUTOR, ESSA ESTRUTURA É SUSPENSA PARA OCORRER O TRÂNSITO NORMAL DOS VEÍCULOS E BAIXADA PARA UMA ALTURA DE 1,20 METROS PARA QUE OCORRAM AS APRESENTAÇÕES CULTURAIS. EM UM MOMENTO ESPECIAL SE APRESENTOU NO LOCAL A ORQUESTRA VILLA-LOBOS, DE PORTO ALEGRE.

    A CONSTRUÇÃO DO PALCO FOI ALVO DE CRÍTICAS E ELOGIOS. A ESTRUTURA CHAMA A ATENÇÃO DE QUEM VISITA A CIDADE, MAS PODERIA SER AINDA MAIS EXPLORADA COM APRESENTAÇÕES ROTINEIRAS DE BANDAS TRADICIONAIS ALEMÃS AOS DOMINGOS E FERIADOS, FAZENDO COM QUE O LOCAL FOSSE AINDA MAIS VISITADO.


  • PARCÃO


    PARQUE MUNICIPAL ROMEO BENÍCIO WOLF FOI INAUGURADO NO DIA 10 DE SETEMBRO DE 2007, DURANTE AS COMEMORAÇÕES DO 48° ANIVERSÁRIO DE DOIS IRMÃOS.

    ALÉM DA AMPLA ÁREA VERDE, O LOCAL CONTA COM UM QUIOSQUE DE 268 METROS QUADRADOS, PRAÇA COM BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS, DOIS AÇUDES, CICLOVIA E UM CENTRO DE GERAÇÃO E RENDA, INSTALADO EM UM PRÉDIO RÉPLICA DA PRIMEIRA PREFEITURA.

    O PARQUE É ESPAÇO PARA A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS.


  • PONTE DE PEDRA


    A PONTE DE PEDRA FOI CONSTRUÍDA EM 1855 SOBRE O ARROIO FEITORIA, NA ESTRADA QUE LIGAVA SÃO LEOPOLDO À SERRA. A CONSTRUÇÃO TEM CARACTERÍSTICAS ROMANAS, SENDO UTILIZADA A PEDRA GRÊS EM SUA ESTRUTURA. O CAPITÃO JACOB BLAUTH ERA O RESPONSÁVEL PELA OBRA E JOHANNES SAUTHER ERA O MESTRE DE OBRAS. LOUDWICK DANIEL KURZ ERA O FORNECEDOR DE PEDRA GRÊS E, EM UMA CARROÇA, TRAZIA AS PEDRAS, PROVAVELMENTE DAS TERRAS DOS STOFFEL. ESSA PONTE SEMPRE FOI UM IMPORTANTE ELO ENTRE OS MORADORES DO TRAVESSÃO RÜBENICH E O CENTRO DE DOIS IRMÃOS.

    ATRAVESSAVAM-NA, POR EXEMPLO, PARA IR À MISSA OU AO CULTO, PARA IR AOS FESTEJOS DO KERB DE SÃO MIGUEL E TAMBÉM PARA LEVAR SEUS GRÃOS AO MOINHO COLLET. PRÓXIMO À PONTE DE PEDRA, NO ANO DE 1874, OCORREU UM CONFLITO ENTRE MEMBROS DOS MUCKERS E MORADORES DE DOIS IRMÃOS. NA OCASIÃO FOI ASSASSINADO JACOB BAUERMANN, DE 23 ANOS, QUE RESIDIA NESTA LOCALIDADE.

    A PONTE DE PEDRA FOI TOMBADA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DE DOIS IRMÃOS E FAZ PARTE DA ROTA COLONIAL BAUMSCHNEIS. POSSUI GRANDE VALOR HISTÓRICO E CULTURAL, TANTO PARA OS MORADORES DE DOIS IRMÃOS QUANTO PARA REGIÃO DO VALE DOS SINOS. É UM SÍMBOLO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO, QUE RESISTE AO TEMPO E FICA COMO UM LEGADO AS GERAÇÕES FUTURAS.



  • PRAÇA DOS PODERES


    A PRAÇA DOS PODERES FOI INAUGURA EM 1999.

    MUITO PROCURADA POR FAMÍLIAS PARA O LAZER E PARA O CHIMARRÃO NO FINAL DE TARDE, É UM LOCAL AGRADÁVEL, ARBORIZADO, COM BANCOS ESTRATEGICAMENTE COLOCADOS PARA O DESCANSO DOS FREQUENTADORES E UMA PRACINHA QUE FAZ A FELICIDADE DAS CRIANÇAS.


  • PRAÇA DO IMIGRANTE


    EM 10 DE SETEMBRO DE 1984, FOI INAUGURADA A PRAÇA DO IMIGRANTE, TORNANDO-SE UM DOS LUGARES MAIS FREQUENTADOS PELOS MORADORES DA CIDADE.

    POSSUI TAMBÉM UM MONUMENTO AO IMIGRANTE, UMA HOMENAGEM AOS IMIGRANTES QUE INICIARAM ESTA CIDADE.